sábado, 9 de maio de 2009

O dia delas!!

Acho que quando pela primeira se conceituou amor, estavam pensando no sentimento da mãe pela sua prole. Os anos passam, e embora eu ache que fico mais esclarecido com o tempo, eu nunca paro de me surpreender e intrigar com as mães, e em particular com a minha. Acho que a origem do amor de mãe passa por uma escolha, não a escolha de ter um filho, pois às vezes a natureza prevalece e um novo ser vem ao mundo sem a menor cerimônia, mas a escolha, de uma vez ciente de sua condição, adotar uma postura, fazer disso um oficio, laborioso, artesanal e requintado.

Acho que escolha inclui a necessidade constante de aprendizado, de abnegar da própria vontade em prol da cria, de ser exigente, flexível, manhosa orgulhosa e exibida. Sim orgulhosa, pois, porque não se orgulhar de um trabalho bem feito?E exibida também, afinal de contas quem faz bem quer mostrar.

O que posso eu dizer sobre ser mãe? Acreditem em mim pessoal, eu convivi com a melhor. Ela* me mostrou, que criar um filho, é espalhar uma semente, transmitindo tudo àquilo que se tem de melhor, projetar neles seus sonhos e ideais de um mundo melhor, vê-los florescer, mas nunca descansar, pois cuidar de um jardim é um trabalho constante. Uma vez alguém disse “ a poda é um atraso, só em ultimo caso” e assim agem as mães geniais, apóiam o filho contra a lógica, permitindo que estes aprendam com a desilusão, mas em último caso...Essas mães, as geniais, também são zelosas ao extremo do absurdo, ao ponto de cruzar todas as folhas de cheque do talão de um filho, de marcar as iniciais nas cuecas ( alheia ao eventual constrangimento que isso possa vir a causar), de mais se preocupar mais com os filhos do que consigo mesma.

Acho que quando pela primeira vez se conceituou o amor, este era um sentimento puro, cru, exato, irracional, verdadeiro, surpreendente e intrigante, era o amor de mãe., tão grande que me faz pensar que não mereço tanto.

Um parabéns a todas as mães! Te amo mãe!

*Ela, é Denise Maria Lague Maio e recentemente recebeu do “Maio Mothership Assessment Institute Family” o premio de melhor mãe do mundo, seguida de perto pela Mãe Natureza. ( perdão Pachamama)

Nenhum comentário: